O Carro
A REGRA É BÁSICA: MENOS É MAIS!!!!
Preparar um veículo para grandes expedições é algo muito particular e personalizado, considerando que cada viagem é diferente e há muitos fatores para levar em conta.
Como geralmente temos medo do desconhecido tendemos a nos precaver de todas as situações que possam acontecer e sempre levamos muito mais do que realmente necessitamos, transformando o veículo em um depósito.
Basicamente você deve saber qual tipo de viagem pretende fazer e por quanto tempo, quantas pessoas vão embarcar nessa loucura e o nível de conforto necessário com base nas suas exigências.
Vai ser uma viagem longa? Off-Road ou apenas por estradas pavimentadas? Hospedagem vai ser em hotéis, campings ou o carro será sua casa? Vai cozinhar na viagem ou comer em restaurantes? Qual sua tolerância em relação a banhos diários? Quanto você precisa de agua? etc., etc., etc.… e por aí vai. A lista é grande.
Não existe fórmula perfeita e ninguém sabe tudo!!! Portanto não use isso como guia, apenas inspire-se e mãos à obra, vai ser divertido depois de um tempo, acredite!
O grande desafio está em responder estas perguntas baseando-se num planejamento prévio, e tentar colocar tudo dentro de um orçamento que nunca será o suficiente já que a criatividade pode chegar a níveis absurdos, e aí é onde mora o perigo. Estipule um limíte para você mesmo, seja financeiro ou de espaço mesmo.
Antes de começar a aventurar-se na adaptação de um veículo para expedições não tente transferir sua vida atual para dentro do carro e tentar mudá-lo como se tudo fosse seguir da mesma forma, porque não vai. Ter uma vida de overlander, ou seja, viajar por longos períodos, vai ser uma mudança e tanto e se souber aproveitar este momento você nunca mais será a mesma pessoa. Lembre-se disso.
Um erro comum está em copiar fielmente projetos que já existem e depois de 1 mês de viagem perceber que se gastou muito onde não deveria ou, faltou algo. Cada um tem um tipo de exigência e as necessidades variam de acordo com a viagem, por isso vale reservar várias horas do seu tempo para pesquisas pela internet. Essa é a melhor ferramenta e a mais completa porque reúne ideias do mundo todo. Basta decidir e adaptar ao que você quer e pode fazer. Nunca devemos pensar que existe o projeto perfeito. Se você é empreendedor sempre vai encontrar algo que melhorar, e se for o inverso vai acabar copiando algo e tentar se adaptar as consequências.
Como nosso orçamento tanto para adaptar o carro, quanto para a viajem sempre foi muito apertado, tivemos que nos organizar e limitar ao que era possível modificar na Defender e começar a trabalhar, considerando sempre a data de saída.
Sim, é importante ter uma data de saída, caso contrário você vai modificar seu carro pela eternidade e não vai a lugar algum.
E muita gente já nos perguntou, depois de 2 anos viajando o mundo se mudaríamos algo em nosso carro. CLARO QUE SIM!!! Já teríamos feito uns 3 projetos diferentes e modificado praticamente tudo, só que a grana sempre fala mais alto e diariamente nos adaptamos as situações, preferindo seguir viajando ao invés de gastar uma grande quantidade de dinheiro com isso, afinal faz parte de qualquer viagem, adaptar-se!
Começamos desmontando a parte traseira do carro, onde seriam instalados os móveis, fizemos uma boa limpeza e isolamos o piso com manta asfáltica e placas de EVA, para evitar a entrada de agua e poeira. Não fizemos o teto, e com certeza teríamos feito se fosse hoje, pois ajuda no isolamento térmico, na acústica e ajuda a evitar a entrada de água pelo teto (essa vai para os amantes da Defender como nós). Por outro lado, agrega um pouco de peso ao teto elevando o centro de gravidade, mas não chega a ser algo que mude muito a dirigibilidade.
Todo o projeto interno foi feito com compensado naval de 10mm, utilizando furos já existentes como ponto de fixação, porque na época não queríamos furar o carro ou mexer muito na originalidade, e queríamos algo que pudesse ser facilmente reversível. Apenas o gavetão traseiro ficou fixo utilizando a furação dos bancos rebatíveis. Se fosse hoje acho que tinha cortado o carro todo!
Os armários do piso foram fabricados em 3 módulos presos pelos furos do banco traseiro, e podem ser retirados em poucos minutos, sendo que um deles serve também de base para a geladeira e os demais apenas para roupas. O espaço é pequeno, mas suficiente para as nossas necessidades, e com essa configuração mantemos um grande volume de peso o mais baixo possível.
No caso do armário lateral, se fossemos fabricá-lo hoje iriamos instalar do lado direito do carro, para distribuir melhor o peso pois nosso projeto contempla o toldo lateral e a segunda bateria no mesmo lado deste armário, o que aumenta o peso deste lado. Basta fazer as curvas pra direita devagar que não capota. É tranquilo!
Na elaboração do projeto dos armários consideramos principalmente o espaço que precisaríamos para dormir dentro do carro, e este era um ítem chave em nossa viagem. Em vários lugares isso faz TODA diferença e economizamos montanhas de dinheiro até hoje. Dependendo da dinâmica de sua viagem nem todo lugar dispõe de camping, ou você não quer procurar um camping, ou ainda você não está com saco de montar a barraca e por aí vai. Ou como é nosso caso não queremos gastar e nos preocupar com isso, e por fim dormimos onde é permitido e nos sentimos seguros, fazendo free camping todos os dias.
No assoalho do carro, originalmente onde os passageiros do assento traseiro colocam os pés, nós instalamos um tanque de água em inox de aproximadamente 70 litros, com uma bomba elétrica que serve como chuveiro frio e fornece agua para as necessidades diárias. Na saída de água usamos mangueiras de ar com engate rápido. Este tanque está preso por apenas dois parafusos aproveitando a base do banco traseiro.
Outro ítem que em nosso caso faz toda diferença na viagem é a geladeira, mas tem que ser ¨geladeira¨ porque um cooler não vai ajudar muito em temperaturas acima de 30 graus. Isso nos permite ter uma alimentação mais saudável e francamente, poder acampar numa praia depois de um dia inteiro de estrada, e abrir uma cerveja gelada não tem preço! Usamos uma Waeco CF35 que pode ser alimentada por 12v, 24v, 110 e 220w, ou seja ligamos em qualquer fonte de energia sem medo de queimar, e após 2 anos de uso contínuo nunca apresentou defeito.
A parte elétrica foi melhorada também. Instalamos uma segunda bateria no mesmo compartimento da original. Usamos duas Optima de gel, sendo uma exclusiva para a partida do motor (vermelha), e outra de ciclo profundo (amarela) para os demais acessórios. Para carregar as baterias instalamos um novo alternador mais potente, de 120A do fabricante AMEC, e uma chave marítima da Blue Sea que gerencia todo o processo. O sistema de baterias também fornece energia 220V através de um inversor de 2000W. Tanto o alternador como o Blue Sea nunca deram defeito e até o momento rodaram 75.000km.
É muito importante prestar atenção nesta equação entre baterias x alternador x uso destinado para que o sistema todo esteja equilibrado e você consiga carregar adequadamente as baterias e ter energia suficiente para dar partida no motor, e carregar qualquer equipamento quando estiver acampando no meio do nada.
A iluminação interna foi bem simples, apenas colamos duas fitas de LED no teto que consomem pouquíssima energia.
No teto da Defender temos um bagageiro que foi adaptado para levar tudo o que necessitamos, e que não poderia ir dentro do veículo. Na parte posterior temos 3 caixas de alumínio que levam basicamente peças de reposição e itens de camping, um galão de 20 litros de diesel reserva, a barraca de teto, um toldo lateral do lado esquerdo e uma pá e um par de pranchas de desatolar do lado direito. Ainda temos um macaco inflável e um caiaque!! (eu sei, eu sei, não consegui evitaro caiaque, eu ganhei!). Ufa! um pouco pesado mas infelizmente não tivemos outra opção, e no caminho sempre vamos deixando algo pra livrar um pouco o peso, considerando que não estamos mais viajando, e sim vivemos dessa forma hoje em dia. Visualmente fica bonita mas não recomendamos. Se possível evite ao máximo colocar muito peso no teto porque isso compromete outros fatores, como dirigibilidade. Um dia melhoramos isso!
Na porta traseira da Defender instalamos uma mesinha extensível para apoiar o fogão e termos espaço para preparar as refeições. É muito prático e rápido para utilizar.
Como dormimos praticamente em qualquer lugar, que seja grátis e seguro, instalamos alguns segmentos de trilho suiço em todo interior para utilizar as cortinas que a Eleni confeccionou e termos privacidade. Ficou muito prático prático.
Como temos um carro adaptado e dormimos dentro temos que livrar espaço para arrumar a cama, e isso significa uma rotina diária de passar para os bancos dianteiros toda parafernalha que deixamos em cima do colchão durante o dia, como caixas de alimento, água, mesa dobrável, etc. Já não aguentávamos mais isso!
Para melhorar essa rotina fizemos duas modificações, na primeira passamos o estepe para o capo. Encontramos nos USA um suporte da Front Runner e o instalamos junto com um reforço em aluminio fabricado no Brasil (oficina Ricardo Aita), para evitar fissuras comuns no capo devido ao peso do estepe.
Como fazemos muito off-road, optamos por uma segurança extra colocando 4 pequenos suportes nos paralamas, onde passamos as cintas que seguram melhor evitando que o pneu se movimente com trepidação excessiva.
O único inconveniente deste tipo de modificação é o peso para abrir o capo, mas como viajar é se adaptar não podemos reclamar.
A segunda parte, e a principal, foi a fabricação e instalação de uma caixa em aluminio, utilizando o mesmo suporte que anteriormente levava o pneu estepe. Uma mudança simples que não precisa de grandes adaptações.
O resultado foi ótimo. Dentro do carro estamos bem organizados, levando apenas duas pequenas caixas plásticas para alimento, uma com panelas e nossos travesseiros e cobertores. (na foto está meio desarrumado mas fica melhor que isso acredite!)
Embora todas estas alterações que fizemos tenham sido essenciais para nosso estilo de vida, o mais importante e que recomendamos sem sombra de dúvida, é destinar grande parte de seus esforços e dinheiro para uma manutenção completa no carro, pois qualquer tipo de adaptação pode ser terminada ou modificada na estrada, e não vai te causar grandes problemas, mas um carro sem manutenção pode te deixar na mão e ser fonte de muito stress.
Sempre confiamos nosso carro a oficina mecânica Land Ronald, e antes de cairmos na estrada fizemos tudo o que foi possível e o dinheiro possibilitou, e também que tivemos uma ajuda enorme do Ronald. Trocamos embreagem, correia dentada, molas e amortecedores, bomba de água, bomba de direção, bomba de vácuo, correias, algumas mangueiras, instalamos guincho, sensor de temperatura, farois de milha novos, Watchdog, etc., a lista foi grande!
Também colocamos um set novo de pneus, que é um ítem de muita discussão entre overlanders, e não existe um consenso sobre certo ou errado. Optamos mais uma vez por instalar os BF Goodrich All Terrain (todo terreno) ao invés dos Mud Terrain (proprios para lama). Mesmo fazendo muito off-road durante nossa volta ao mundo, a grande maioria dos percursos se faz por asfalto, e utilizando o modelo AT (todo terreno), temos um pouco dos dois mundos na medida do possível. Os Mud Terrain ficam lindos na Defender, mas não podemos decidir com base nisso e a segurança, conforto e durabilidade devem falar mais alto. Já rodamos os mesmos 75.000kms com nosso set e provavelmente conseguiremos chegar perto dos 100.000kms. Vamos ver.
É isso ai pessoal, por enquanto foi tudo o que nos preocupamos e conseguimos fazer. Na página inicial do nosso site tem os links das empresas que nos ajudaram de alguma forma pra quem precisar consultar algo. Se necessitando de alguma ajuda é só escrever.
Daqui pra frente só Deus sabe porque temos inúmeras idéias pra modificar totalmente a Mundrunga e melhorar nossa ¨casa¨. Quem sabe na Europa conseguimos fazer algo a baixo custo! Acompanhe!!!!!
E a Mundrunga já mudou bastante nesses anos!!
Quer alguma ajuda? Escreva pra nós que enchemos sua cabeça de minhoca e todo tipo de conselho pra fazer você sair do sofá e viver a vida!
Abraço forte!
fevereiro 11, 2014 at 10:39 am
E os banhos? como resolveram?
Abraços!
fevereiro 13, 2014 at 10:54 am
É Luis Andrade, essa parte foi complicada… rsss dormimos no carro na maioria das vezes em campings, uns com mais estrutura outros com menos, os postos de abastecimento na Argentina são bem estruturados, pois muita gente viaja de carro e não vou mentir não teve dia que não teve jeito… a soete que estava frio… farei um post falando dos banhos e das comidas com todos os detalhes… um grande beijo para você a acompanhe nossas aventuras!
agosto 9, 2015 at 3:22 pm
Luis Andrade: Se onde tomar seus banhos/Toilete te preocupa isso é um bom sinal que esse tipo de aventura NÃO é pra voce!
agosto 9, 2015 at 9:00 pm
Oi Celio,
Na verdade um banheiro é o que nos faz falta, mas sempre damos um jeito.
É abrir mão de umas coisas para conseguir outras, e assim vamos. Em breve vou colocar mais informação sobre o carro porque está faltando vários detalhes.
Abracos.
agosto 6, 2014 at 1:46 pm
Não tenho nem como dizer mais claramente.. Parabéns pelo projeto e pela iniciativa!
Nunca vi um projeto tão bem organizado e estruturado, sendo que pelo visto no começo não tinha ajuda nenhuma, apenas o dinheiro de vocês e força de vontade. Espero que continue dando certo e com certeza estarei sempre acompanhando. Boa sorte!
agosto 6, 2014 at 2:20 pm
Olha Violeta, muito obrigada ! Isso mesmo,corremos atrás e vamos fazendo conforme dá… mas ficamos muito mais empolgados quando as pessoas nos dão mais força e coragem para seguirmos em frente. Grande beijo para vc viu
agosto 10, 2014 at 7:33 pm
Vocês estão realizando o sonho de vocês e de milhares de pessoas que adorariam fazer igual mas não podem, ou não tem coragem… Parabéns! Vou acompanhar cada passo desse projeto sensacional. Boa sorte!
agosto 10, 2014 at 9:28 pm
Muito obrigado Ana Lucia.
Ficamos contentes que tenha gostado. compartilhe a ideia. Todos nós podemos fazer algo pelo próximo.
Nos acompanhe que sempre iremos colocar informações, fotos e vídeos dos lugares visitados e das ações que faremos.
Um grande abraço.
fevereiro 3, 2015 at 6:30 pm
Caros, fantástico! Quero fazer algo parecido, mas colocando uma barraca no teto, daquelas que armam e viram uma cabana.
Não tenho a grana para comprar um Land Rover, o que seria o ideal acho eu. Estou pensando em fazer com uma Mitsubish Pajero antiga. Vocês acham que ela aguentaria uma tocada longa nas condições que vocês passaram?
Obrigado
Abraços
fevereiro 4, 2015 at 11:54 am
Rafael, tudo bem? Nós viajaremos com a barraca também , ela é muito prática e simples de utilizar… quanto ao carro se ele estiver em boas condições aguenta sim… fomos a Patagônia e vimos todos os tipos de carros por lá, inclusive carros pequenos de passeio, vai tudo da condição do carro mesmo. Nós mesmos tivemos problemas com a DEF por lá, mas tudo resolvido numa boa. Arrisque sim… vai dar tudo certo, boas aventuras para você também!
Abraços!
março 11, 2015 at 11:02 pm
Hola, Mi esposa y yo estamos planeando un viaje por sur america, casualmente en un Land rover defender igual al de ustedes, queria preguntarles si tienen fotos actualizadas detalladas de las modificaciones que le hicieron, sobre todo internas, me interesa mucho aprender de sus ideas de moviliario, muchas gracias y bendisiones en su viaje.
março 12, 2015 at 1:14 am
Hola Marco, como le vá?
Yo tengo muchas fotos y las puedo passar sin problemas. Mandame um correo a sergiomedeiros2004@hotmail.com que hablamos por allá.
Saludos a ustedes.
março 23, 2015 at 4:19 am
Felicitaciones por este esfuerzo y dedicación se que cada día del viaje será una aventura nueva y por eso vale la pena.
Yo tengo una defe90 aquí en Perú y un proyecto con una 110 para viajar por sud america en un futuro espero que su paso por mi país sea bueno y seguro
março 28, 2015 at 4:36 am
Hola Emilio, como estás?
Hoy estamos em Paracas y mañana estaremos subiendo a Lima para um taller de Land Rover em San Luis. Podemos nos ver allá si quieres, así podrá ver nuestra 110.
Gracias por el mensage y suerte!!! cuidate!!!
agosto 9, 2015 at 11:29 am
Meus parabéns pela iniciativa , temos que chamar a atenção para os bichinhos fiéis parceiros de toda vida ,temos muito a aprender com eles que não se importam com religião,condição financeira nem cor nem raça estão sempre prontos para dar alegria e afeto sem troca. Boa viagem e que Deus acompanhe vocês.
agosto 12, 2015 at 9:15 pm
Acertou em cheio Daniel,
São fiéis e esperam apenas carinho e um pouco de comida… Temos muito que aprender com eles ainda.
Abração
agosto 9, 2015 at 11:51 am
Olá, primeiramente Deus os acompanhe em sua maravilhosa e enriquecedora viagem pelo mundo a fora. Gostaria também de parabeniza-los pela iniciativa, pois só pessoas com uma utopia muito grande consegue fazer isso, pois é a contra-mão do mundo que hoje nós vivemos. Tenho algumas perguntas, lógico:
1 – Vocês tem filhos?
2- Nesse projeto, como que vocês mantém esse projeto todo funcionando?
3- Após o término e o regresso dessa longa jornada, o que vocês pretendem fazer para viver, recomeçar tudo de novo? (Essa também é minha grande dúvida e vontade de fazer).
4- Sei que todo projeto tem imprevistos, mais vocês ao longo dessa jornada, tem saudades de casa, dos amigos e da família. Está sendo como vocês esperavam abranger e mostrar para o mundo essa nova ideia?
5- Gostaria de manter contato, e vou acompanha-los nessa grande jornada.
Também, sou louco para fazer uma utopia dessas. Obrigado, felicidades, que Deus os acompanhe nessa viagem e que ele faça tudo para que não haja nenhuma coisa que venham atrapalhar vocês. boa sorte.
Amazônia Brasileira (Rondônia, Vale do Anari). Selva!
agosto 12, 2015 at 9:23 pm
Obrigado pelas boas energias Plínio,
Respondendo suas perguntas, não temos filhos por opção, Mantemos nossa viagem com recursos próprios já que nosso projeto é bem singelo, após o retorno pretendemos rodar o Brasil com alguma campanha de castração e divulgar tudo o que vimos no caminho, mas nào temos idéia ainda de como fazer ou se vamos fazer, se precisar recomeçar tudo de novo iremos fazer porque esse é o principal entrave para as pessoas realizarem seus sonhos, tem medo de recomeçar.
So be sua 4 pergunta, temos saudades sim de todos mas também temos uma família a cada lugar que paramos. Nossa família hoje são todas as pessoas que de alguma forma entram em nossa vida e as escolhemos para fazer parte dela. Isso cresce a cada dia.
Pode manter contato sempre que quiser e estaremos aqui para conversar e te ajudar em algo se precisar.
E outra coisa, nada é utopia se acreditamos e colocamos nosso coração nisso. Se você tem alguma utopia, sonho, vontade, etc…. REALIZE! seja feliz!!
Grande abraço!
agosto 9, 2015 at 2:58 pm
Publiquem um livro com todos os detalhes da viagem, sua preparação e a conclusão após a viagem. Abraços
agosto 9, 2015 at 9:01 pm
Oi Hemerson,
Vamos fazer isso sim, mesmo que seja apenas um exemplar pra gente ter como recordação.
Grande abraço.
setembro 15, 2015 at 7:30 pm
un Abrazo grande hermano!!
Adelante con tu expedición los limites no se encuentran al final de la vista en el horizonte!!!
mi familia y yo los queremos mucho!!!
outubro 13, 2015 at 3:17 pm
Papáaaaaa!!!!! jajajaja
Como estás hermanito? Ya les extrañamos y no tenemos como no recordar de los días que passamos juntos todos en família.
Pronto regressamos y nos veremos.
Besos a mamita, y los chinitos…
dezembro 24, 2015 at 8:05 pm
Saludos amigos les cuento que llegue bien a Venezuela, espero les haya llegado bien su carro a Panamá , éxitos en su viaje
janeiro 12, 2016 at 5:38 pm
Parabéns pelo projecto! Está 5 estrelas.
Eu também tenho um Defender, neste caso 110 de 3 lugares, e gostaria de fazer um gavetão igual ao vosso.
Será que me podem enviar o projecto e as especificações?
Obrigado!
fevereiro 2, 2016 at 4:14 pm
Oi Tiago, tudo bem?
Mande um email pra mim no sergiomedeiros2004@hotmail.com e eu te mando fotos e outras infos. Vamos nos falando que te ajuda os no que puder.
Abração.
Ps, de onde você é?
fevereiro 22, 2016 at 5:53 pm
Parabéns eu vi vocês em flores e depois indo para a fronteira de Belize com o México.
fevereiro 27, 2016 at 6:39 pm
Tudo bem Luiz,
Que legal que nos viu… estamos subindo e neste momento em Playa del Carmen.
Um grande abraço.
julho 26, 2016 at 11:34 am
OLá jovens, curto muito esse tipo de vida que muitos de voces levam, gostaria de saber qual o ano do jipão, tenho uma pic-up Willys f 75 show de bola, de pouco-em-pouco to preparando ela pra dar uma volta pela América do Sul, se Deus quiser.
agosto 10, 2016 at 4:46 pm
Oi Antonio, tudo bem!
A Defender foi fabricada em 2000 e com certeza seu Willys bem revisado pode ir a qualquer parte do mundo!
Enjoy the life!!!
Abração!
fevereiro 25, 2017 at 8:46 pm
Olha… incrível viajar neste carro, super confortável e sem contar a hospitalidade, né Sergito e Eleni? Amei e logo logo estarei com vcs novamente 🙂
fevereiro 27, 2017 at 3:25 am
Com certeza Anita…
Vem logo!!
fevereiro 26, 2017 at 2:03 pm
Best interior outfitting that I’ve seen based on the compromises you have to make (allow for interior sleeping when needed). Carpentry work is excellent and love the cabinet with fold down table.
Very well done
fevereiro 27, 2017 at 3:27 am
Tkx Brendan,
We use a lot the cabinet with fold down as table for meals, computer, etc…
março 28, 2017 at 1:10 pm
Buenas, que baita texto, show. O carro tá ficando cada dia mais bonito. A forma que descreveram tudo me ajudou muito a entender e viajar nas idéias, kkkkkk.
Vcs são mucho logos, abraço.
abril 21, 2017 at 3:33 am
Faaala meu velho!!! tudo bem por ai!!!
Legal que gostou. Na verdade fizemos algumas modificações pra ficar com mais espaço interno e ainda hoje estamos nos desfazendo de coisas que não usamos muito.
Pra ter uma idéia o carro está quase vazio dentro! Quase alcançando o objetivo.
Viajar com pouco é melhor.
Um abração meu amigo!! Se cuida!
fevereiro 20, 2018 at 7:14 pm
Vocês são minha referência para a expedição Alasca. Eu acho o melhor projeto de carro o que vocês fizeram!!! Parabéns casal
agosto 23, 2018 at 12:50 am
very inspiring !
if ever this landrover is for sale !!!!
omg – let me know 🙂
felix
outubro 28, 2018 at 5:25 am
Thank you for adding the are and its changes.
When and more importantly where did you have the Icraus Alucab
roof top added to the car.
Thank you
Jose
novembro 24, 2018 at 12:44 pm
Estou planejando uma viagem experimental mas estou com dúvida sobre o carro. Rebocar uma carretinha minitrailer usando o Suzuki jimny seria uma boa idéia ou não ? Tudo deve estar dentro de um unico veiculo ?
Cumprimento sua atitude, iniciativa e desejo tudo de bom. Boa sorte !
janeiro 20, 2019 at 4:45 am
Grande casal!!!
Acompanho vocês a um tempo já, vocês foram e ainda são inspiração pra mim. Eu que, junto com minha mulher, também daremos nossa volta só mundo de carro! Compramos uma defender também é comecsmos agora a fase de adaptação… tenho uma dúvida é gostaria da opinião de vcs sobre a caixa d’água. Tenho 2 opções, uma de inox igual a de vcs, ou de polipropileno com o mesmo formato… vcs chegaram a testar ou sabem de quem usa essa segunda opção? Uma custa 3mil e outra 1mio rs… o preço pode ajudar a decidir, mas também não quero uma caixa d’água estourando dentro do carro rs. oque sugerem?
julho 14, 2019 at 10:38 pm
Ola,estou acompanhado vcs,pq tenho vcs como inspiraçao e estou me preparando apra fazer minha mudanca já estou vendo uma Land 110 e vou me orientar por vcs para as devidads mudanças e ja ja estarei de pé na estrada ou melhor de roda eu e minha LAND como será chamada abraço.
Mário