SAN “PERROS” DE ATACAMA

Quem conhece San Pedro de Atacama, sabe bem do que estou falando, quem não conhece deve colocar na sua lista de lugares para conhecer antes de morrer.

IMG_8515

Com uma atmosfera mágica, que não tem como não se encantar, a vila simples e cheia de energia, as paisagens maravilhosas, a natureza mostrando como é poderosa, com suas lagunas, gêiseres, salares e o céu mais lindo e limpo do mundo.

IMG_8938IMG_8933

IMG_8593IMG_8598IMG_8605IMG_8670IMG_8689IMG_8690

Já havíamos passado pelo Atacama alguns anos atrás, mas quando passamos pelo Paso Jama, fronteira com a Argentina e começamos ver o Salar de Tara, com suas gigantes pedras, aquela energia voltou com tudo.

IMG_8560IMG_8533

Desta vez, não viemos só para passear então resolvemos não fazer vários passeios e sim ficar na Vila para colocar nossas coisas em ordem e trabalhar um pouco com nossos amiguinhos peludos.

IMG_8705IMG_8848IMG_9005IMG_8763IMG_8761

Em San Pedro, que muitos apelidaram de “San Perros”, vive uma comunidade de cachorros. Pesquisamos, perguntamos e conversamos com vários comerciantes, para saber qual a situação que vivem esses animais.

IMG_8703IMG_8706IMG_8719IMG_8708IMG_8722

Descobrimos que realmente eles são uma comunidade, muitos tem casa e ficam por ali, outros se tornaram cães comunitários e todos eles parecem ser amigos.

IMG_8868IMG_8804IMG_8801IMG_8788IMG_8713

Eles ficam sempre nos mesmos lugares, todos tem nome, posam para fotos, dormem sossegados nas sombras durante o dia e à noite ficam nas portas dos restaurantes a espera de um petisquinho.

IMG_8724IMG_8867

Uma lei proibe que os animais entrem nos estabelecimentos e parece que eles já sabem disso, raramente passam das portas, ficam do lado de fora educadamente esperando.

IMG_8849IMG_8770IMG_8839

Quando entram, o fazem sorrateiramente, mas logo vem algum funcionário o colocar para fora e normalmente com delicadeza, porque ele faz parte daquele lugar, não os maltratam…

Enquanto jantávamos no restaurante La Pica del Indio, rsss esse é o nome mesmo… uma cadela linda, com carinha de labradora, entrou devagarinho e deitou escondida atrás da nossa mesa, que era a mais próxima da porta. Eu não resisti, dei um pedaço de carne para ela… o funcionário veio com a maior calma e a “conduziu” para fora. Pouco depois ela voltou… esperou ele sumir para dentro da cozinha, deitou de novo… mas ela não nos olhava…ficava ali esperando.

Depois de três vezes que ele a colocou para fora, desistiu e nos esperou do lado de fora… lógico que levamos um monte de comida e ela ainda dividiu com o amigo pretão que estava com um charmoso lencinho laranja no pescoço…

Os turistam, adoram, se divertem fazendo carinho e tirando fotos. Eles sabem que são queridos, fazem poses, recebem carinho, mas são independentes e lindos.

IMG_8965IMG_8774IMG_8759IMG_8784

Conversamos com pessoas da Organização La Manada, protetora de San Pedro, eles nos disseram que preferem a não intervenção a esses cães que vivem na vila, pois eles se habituaram a esse modo de vida e se viram muito bem, se por exemplo eles começassem alimentá-los isso causaria dependência, o que fazem é tentar adoção de filhotes, cuidados a cães doentes e encontrar donos para cães perdidos ou abandonados.

IMG_8876IMG_8823

Enfim, San Pedro é daqueles lugares que a gente se apaixona e o Deserto de Atacama vai te mostrar lugares que você achou que só houvesse em sonhos. E do alto da duna do Valle de la Luna, vendo o mais surreal por-do-sol, você vai pensar… e não é que é isso existe!

 



COMPARTILHE NOSSA PÁGINA

5 Comentários

  1. Projeto Mundo Cao

    março 11, 2015 at 12:43 am

    Obrigado pessoal.

  2. Boa noite! Sai de São Pedro do Atacama faz um dia! Pesquisei sobre os cachorros de rua na internet mas não consegui o contato da associação de proteção dos cães de rua de lá!!! Somente vcs! Presenciei uma situação que me deixou preocupada! No vale da Lua encontrei uma cadela preta grande lá no meio do nada!! Muito magra! Alimentei ela com as bolachas e a água vaue tinha no carro!tentei colocá-lo lá no carro para ler na recepção mas não consegui ! O que pude fazer foi comunicar para a atendente da situação, não sei se ela fez algo! tentei contato com a associação que vcs citaram mas não encontrei! Se tiverem o contato por favor avisem ,pois essa cachorra não sobreviverá naquele lugar, no meio do nada!! Se puderem me retornar e ajudar!! Agradeço

  3. Estive no Atacama agora, e encontrei uma cadela grande preta perdida no meio do vale da Lua muito magra!! Avisei a recepção lá em baixo! Não sei se vão fazer algo! Estou preocupada! Não sobrevive naquele lugar! Tentei contato com associação de proteção que vcs comentaram não achei! Se puderem contatar com eles por favor avisem! Aguardo retorno , obrigada

  4. I like this website so much, saved to bookmarks. “Respect for the fragility and importance of an individual life is still the mark of an educated man.” by Norman Cousins.

  5. Projeto Mundo Cao

    março 11, 2015 at 12:43 am

    Obrigado pessoal.

Os comentários estão fechados.

Translate »