O Carro

A REGRA É BÁSICA: MENOS É MAIS!!!!

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Nossa Land Rover Defender 110 – 300Tdi, carinhosamente apelidada de Mundrunga

Preparar um veículo para grandes expedições é algo muito particular e personalizado, considerando que cada viagem é diferente e há muitos fatores para levar em conta.

Como geralmente temos medo do desconhecido tendemos a nos precaver de todas as situações que possam acontecer e sempre levamos muito mais do que realmente necessitamos, transformando o veículo em um depósito.

Basicamente você deve saber qual tipo de viagem pretende fazer e por quanto tempo, quantas pessoas vão embarcar nessa loucura e o nível de conforto necessário com base nas suas exigências.

Vai ser uma viagem longa? Off-Road ou apenas por estradas pavimentadas? Hospedagem vai ser em hotéis, campings ou o carro será sua casa? Vai cozinhar na viagem ou comer em restaurantes? Qual sua tolerância em relação a banhos diários? Quanto você precisa de agua? etc., etc., etc.… e por aí vai. A lista é grande.

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Off-road em Huaraz – Perú

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Deslizando nas pedras na subida (bem inclinada) do vulcão Cayambe – Ecuador

Não existe fórmula perfeita e ninguém sabe tudo!!! Portanto não use isso como guia, apenas inspire-se e mãos à obra, vai ser divertido depois de um tempo, acredite!

O grande desafio está em responder estas perguntas baseando-se num planejamento prévio, e tentar colocar tudo dentro de um orçamento que nunca será o suficiente já que a criatividade pode chegar a níveis absurdos, e aí é onde mora o perigo. Estipule um limíte para você mesmo, seja financeiro ou de espaço mesmo.

Antes de começar a aventurar-se na adaptação de um veículo para expedições não tente transferir sua vida atual para dentro do carro e tentar mudá-lo como se tudo fosse seguir da mesma forma, porque não vai. Ter uma vida de overlander, ou seja, viajar por longos períodos, vai ser uma mudança e tanto e se souber aproveitar este momento você nunca mais será a mesma pessoa. Lembre-se disso.

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Acampamento em Pancé – Colombia

Um erro comum está em copiar fielmente projetos que já existem e depois de 1 mês de viagem perceber que se gastou muito onde não deveria ou, faltou algo. Cada um tem um tipo de exigência e as necessidades variam de acordo com a viagem, por isso vale reservar várias horas do seu tempo para pesquisas pela internet. Essa é a melhor ferramenta e a mais completa porque reúne ideias do mundo todo. Basta decidir e adaptar ao que você quer e pode fazer. Nunca devemos pensar que existe o projeto perfeito. Se você é empreendedor sempre vai encontrar algo que melhorar, e se for o inverso vai acabar copiando algo e tentar se adaptar as consequências.

Como nosso orçamento tanto para adaptar o carro, quanto para a viajem sempre foi muito apertado, tivemos que nos organizar e limitar ao que era possível modificar na Defender e começar a trabalhar, considerando sempre a data de saída.

Sim, é importante ter uma data de saída, caso contrário você vai modificar seu carro pela eternidade e não vai a lugar algum.

E muita gente já nos perguntou, depois de 2 anos viajando o mundo se mudaríamos algo em nosso carro. CLARO QUE SIM!!! Já teríamos feito uns 3 projetos diferentes e modificado praticamente tudo, só que a grana sempre fala mais alto e diariamente nos adaptamos as situações, preferindo seguir viajando ao invés de gastar uma grande quantidade de dinheiro com isso, afinal faz parte de qualquer viagem, adaptar-se!

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Cozinhando no dia a dia em algum lugar nos USA!

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Varal dentro do carro em Belize. Usamos amaciante, estava cheiroso sim!

Começamos desmontando a parte traseira do carro, onde seriam instalados os móveis, fizemos uma boa limpeza e isolamos o piso com manta asfáltica e placas de EVA, para evitar a entrada de agua e poeira. Não fizemos o teto, e com certeza teríamos feito se fosse hoje, pois ajuda no isolamento térmico, na acústica e ajuda a evitar a entrada de água pelo teto (essa vai para os amantes da Defender como nós). Por outro lado, agrega um pouco de peso ao teto elevando o centro de gravidade, mas não chega a ser algo que mude muito a dirigibilidade.

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Limpeza e início da aplicação da manta asfáltica

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Essa manta é autocolante e qualquer loja de material de construção vende

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Placas de EVA já coladas

Todo o projeto interno foi feito com compensado naval de 10mm, utilizando furos já existentes como ponto de fixação, porque na época não queríamos furar o carro ou mexer muito na originalidade, e queríamos algo que pudesse ser facilmente reversível. Apenas o gavetão traseiro ficou fixo utilizando a furação dos bancos rebatíveis. Se fosse hoje acho que tinha cortado o carro todo!

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Compensado naval apenas apoiado no assoalho

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Gavetão pronto e na lateral compartimento para peças. Olha lá no lado esquerdo da foto!

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Cobertura e base da cama que foram parafusados nos furos dos bancos

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Dá pra guardar bastante coisa ai dentro

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Gavetão já com acabamento interno em EVA

Os armários do piso foram fabricados em 3 módulos presos pelos furos do banco traseiro, e podem ser retirados em poucos minutos, sendo que um deles serve também de base para a geladeira e os demais apenas para roupas. O espaço é pequeno, mas suficiente para as nossas necessidades, e com essa configuração mantemos um grande volume de peso o mais baixo possível.

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Inicio da cosntrução das caixas dianteiras em compensado naval 10mm

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Já com acabamento e instalada utilizando furação do banco traseiro (olha um furinho ai!, é esse)

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Segunda caixa apoiada no tanque de água e fixa na lateral com um parafuso (olha o furinho de novo!)

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Base da terceira caixa e instalação da geladeira

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O KIT de 3 peças fora do carro, simples e funcional

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Já com acabamento interno em EVA

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Instalado no carro.

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Em 10 minutos retiramos tudo e está pronto para limpar ou instalar o banco original

No caso do armário lateral, se fossemos fabricá-lo hoje iriamos instalar do lado direito do carro, para distribuir melhor o peso pois nosso projeto contempla o toldo lateral e a segunda bateria no mesmo lado deste armário, o que aumenta o peso deste lado. Basta fazer as curvas pra direita devagar que não capota. É tranquilo!

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Molde em papelão antes de cortar as laterias do armário

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Armário fixo com 4 parafusos na base e as laterais prontas

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Quem é essa cara ai atrás?

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Instalamos amortecedores nas portas

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Armário lateral pronto com portas e amortecedores

Na elaboração do projeto dos armários consideramos principalmente o espaço que precisaríamos para dormir dentro do carro, e este era um ítem chave em nossa viagem. Em vários lugares isso faz TODA diferença e economizamos montanhas de dinheiro até hoje. Dependendo da dinâmica de sua viagem nem todo lugar dispõe de camping, ou você não quer procurar um camping, ou ainda você não está com saco de montar a barraca e por aí vai. Ou como é nosso caso não queremos gastar e nos preocupar com isso, e por fim dormimos onde é permitido e nos sentimos seguros, fazendo free camping todos os dias.

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Espaço do colchão dobrável. Nossa cama!

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Já com colchão densidade 28

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As vezes dobramos o colchão como um assento para as visitas. Vamos?

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Na foto não parece mas temos um bom espaço para dormir tranquilamente

No assoalho do carro, originalmente onde os passageiros do assento traseiro colocam os pés, nós instalamos um tanque de água em inox de aproximadamente 70 litros, com uma bomba elétrica que serve como chuveiro frio e fornece agua para as necessidades diárias. Na saída de água usamos mangueiras de ar com engate rápido. Este tanque está preso por apenas dois parafusos aproveitando a base do banco traseiro.

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Tanque feito sob medida em inox com capacidade de 70 litros

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Respiro e bocal marítimo para encher o tanque

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Bomba elétrica Seaflo instalada

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Puro musculo!

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Espaço da instalação do tanque de água

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Facil e rápido! (olha os dois furinhos das caixas lá atrás de novo)

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Vejam os dois parafusos nas extremidades utilizando o suporte do banco traseiro. Sim é mais do que suficiente, não vibra e não fica batendo

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O tanque tem a mesma altura do assoalho original servindo como base para as caixas e geladeira

Outro ítem que em nosso caso faz toda diferença na viagem é a geladeira, mas tem que ser ¨geladeira¨ porque um cooler não vai ajudar muito em temperaturas acima de 30 graus. Isso nos permite ter uma alimentação mais saudável e francamente, poder acampar numa praia depois de um dia inteiro de estrada, e abrir uma cerveja gelada não tem preço! Usamos uma Waeco CF35 que pode ser alimentada por 12v, 24v, 110 e 220w, ou seja ligamos em qualquer fonte de energia sem medo de queimar, e após 2 anos de uso contínuo nunca apresentou defeito.

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A parte elétrica foi melhorada também. Instalamos uma segunda bateria no mesmo compartimento da original. Usamos duas Optima de gel, sendo uma exclusiva para a partida do motor (vermelha), e outra de ciclo profundo (amarela) para os demais acessórios. Para carregar as baterias instalamos um novo alternador mais potente, de 120A do fabricante AMEC, e uma chave marítima da Blue Sea que gerencia todo o processo. O sistema de baterias também fornece energia 220V através de um inversor de 2000W. Tanto o alternador como o Blue Sea nunca deram defeito e até o momento rodaram 75.000km.

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Chave Blue Sea que gerencia as baterias

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Baterias Optima instaladas no compartimento original. So far so good!

É muito importante prestar atenção nesta equação entre baterias x alternador x uso destinado para que o sistema todo esteja equilibrado e você consiga carregar adequadamente as baterias e ter energia suficiente para dar partida no motor, e carregar qualquer equipamento quando estiver acampando no meio do nada.

A iluminação interna foi bem simples, apenas colamos duas fitas de LED no teto que consomem pouquíssima energia.

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Foram duas fitas de LED instaladas no teto na transversal. Ilumina até demais!

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No teto da Defender temos um bagageiro que foi adaptado para levar tudo o que necessitamos, e que não poderia ir dentro do veículo. Na parte posterior temos 3 caixas de alumínio que levam basicamente peças de reposição e itens de camping, um galão de 20 litros de diesel reserva, a barraca de teto, um toldo lateral do lado esquerdo e uma pá e um par de pranchas de desatolar do lado direito. Ainda temos um macaco inflável e um caiaque!! (eu sei, eu sei, não consegui evitaro caiaque, eu ganhei!). Ufa! um pouco pesado mas infelizmente não tivemos outra opção, e no caminho sempre vamos deixando algo pra livrar um pouco o peso, considerando que não estamos mais viajando, e sim vivemos dessa forma hoje em dia. Visualmente fica bonita mas não recomendamos. Se possível evite ao máximo colocar muito peso no teto porque isso compromete outros fatores, como dirigibilidade. Um dia melhoramos isso!

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Decidindo a posição das caixas

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Inicio do processo de adaptação

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Esta chapa foi retirada para eliminar peso

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Lado esquerdo com o toldo lateral 2.5 mt da Sumatra

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Lado direito com as pranchas amarelas e a pá da Armazém 4×4

Na porta traseira da Defender instalamos uma mesinha extensível para apoiar o fogão e termos espaço para preparar as refeições. É muito prático e rápido para utilizar.

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Sempre rola uma comidinha boa!

Como dormimos praticamente em qualquer lugar, que seja grátis e seguro, instalamos alguns segmentos de trilho suiço em todo interior para utilizar as cortinas que a Eleni confeccionou e termos privacidade. Ficou muito prático prático.

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Compramos os trilhos e cortamos nas medidas das portas

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Detalhe da cortina instalada

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Podemos deixar aberta ou simplesmente puxamos e retiramos facilmente

Como temos um carro adaptado e dormimos dentro temos que livrar espaço para arrumar a cama, e isso significa uma rotina diária de passar para os bancos dianteiros toda parafernalha que deixamos em cima do colchão durante o dia, como caixas de alimento, água, mesa dobrável, etc. Já não aguentávamos mais isso!

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Acho que a gente brigou nesse dia, mas olha lá atrás quanta coisa!

Para melhorar essa rotina fizemos duas modificações, na primeira passamos o estepe para o capo. Encontramos nos USA um suporte da Front Runner e o instalamos junto com um reforço em aluminio fabricado no Brasil (oficina Ricardo Aita), para evitar fissuras comuns no capo devido ao peso do estepe.

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Reforço interno em 3 partes de aluminio fixo na estrutura do capo

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Todas as partes são fabricadas sob medida

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Depois de posicionar é só furar

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Rebitando! (tá olhando a garagem né?, eu também adorei!)

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Protetor instalado

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Suporte  da Front Runner simples e até agora funcional

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A parte delicada é posicionar o suporte sem erros antes de furar para que o estepe fique centralizado

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Trabalho pronto já com as borrachas que apoiam o pneu e absorvem trepidação e movimento lateral

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Como fazemos muito off-road, optamos por uma segurança extra colocando 4 pequenos suportes nos paralamas, onde passamos as cintas que seguram melhor evitando que o pneu se movimente com trepidação excessiva.

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O único inconveniente deste tipo de modificação é o peso para abrir o capo, mas como viajar é se adaptar não podemos reclamar.

A segunda parte, e a principal, foi a fabricação e instalação de uma caixa em aluminio, utilizando o mesmo suporte que anteriormente levava o pneu estepe. Uma mudança simples que não precisa de grandes adaptações.

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Projeto da caixa

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Posicionando a caixa. Mentira, não é pesada assim!

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Trabalho de equipe

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5 pontos de fixação em U presos no suporte do estepe

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Nosso brother Jordan. Sem sua ajuda seria difícil! (e a cerveja ajudou muito!)

O resultado foi ótimo. Dentro do carro estamos bem organizados, levando apenas duas pequenas caixas plásticas para alimento, uma com panelas e nossos travesseiros e cobertores. (na foto está meio desarrumado mas fica melhor que isso acredite!)

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Tá arrumado sim! tem menos coisa hoje…

Embora todas estas alterações que fizemos tenham sido essenciais para nosso estilo de vida, o mais importante e que recomendamos sem sombra de dúvida, é destinar grande parte de seus esforços e dinheiro para uma manutenção completa no carro, pois qualquer tipo de adaptação pode ser terminada ou modificada na estrada, e não vai te causar grandes problemas, mas um carro sem manutenção pode te deixar na mão e ser fonte de muito stress.

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Arrumando o radiador no Ecuador

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Trocando a bomba de vácuo no Walmart de Fairbanks – Alaska

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Nem lembro, mas com certeza estava arrumando alguma coisa.

Sempre confiamos nosso carro a oficina mecânica Land Ronald, e antes de cairmos na estrada fizemos tudo o que foi possível e o dinheiro possibilitou, e também que tivemos uma ajuda enorme do Ronald. Trocamos embreagem, correia dentada, molas e amortecedores, bomba de água, bomba de direção, bomba de vácuo, correias, algumas mangueiras, instalamos guincho, sensor de temperatura, farois de milha novos, Watchdog, etc., a lista foi grande!

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Amortecedores e molas Terrafirma HD TF121 com lift pra aguentar o peso extra

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Trocando correia dentada, importante ser peça original

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Revisão completa é mais importante que a adaptação! Não esqueça!

Também colocamos um set novo de pneus, que é um ítem de muita discussão entre overlanders, e não existe um consenso sobre certo ou errado. Optamos mais uma vez por instalar os BF Goodrich All Terrain (todo terreno) ao invés dos Mud Terrain (proprios para lama). Mesmo fazendo muito off-road durante nossa volta ao mundo, a grande maioria dos percursos se faz por asfalto, e utilizando o modelo AT (todo terreno), temos um pouco dos dois mundos na medida do possível. Os Mud Terrain ficam lindos na Defender, mas não podemos decidir com base nisso e a segurança, conforto e durabilidade devem falar mais alto. Já rodamos os mesmos 75.000kms com nosso set e provavelmente conseguiremos chegar perto dos 100.000kms. Vamos ver.

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É isso ai pessoal, por enquanto foi tudo o que nos preocupamos e conseguimos fazer. Na página inicial do nosso site tem os links das empresas que nos ajudaram de alguma forma pra quem precisar consultar algo. Se necessitando de alguma ajuda é só escrever.

Daqui pra frente só Deus sabe porque temos inúmeras idéias pra modificar totalmente a Mundrunga e melhorar nossa ¨casa¨. Quem sabe na Europa conseguimos fazer algo a baixo custo! Acompanhe!!!!!

E a Mundrunga já mudou bastante nesses anos!!

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Nossa Mundrunguinha quando chegou branquela e pelada!

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Prontinha para a Patagonia em 2014

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Nossa ida até o Alaska

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Pronta para a volta ao mundo (isso se nada mudar no caminho kkkk)

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Durante a expedição a Patagonia

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Já adaptada, nessa foto em nossa passagem pelo Canadá

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Hoje ela está assim, com a caixa adaptada e mais espaço interno

Quer alguma ajuda? Escreva pra nós que enchemos sua cabeça de minhoca e todo tipo de conselho pra fazer você sair do sofá e viver a vida!

Abraço forte!

35 Comentários

  1. E os banhos? como resolveram?
    Abraços!

    • Projeto Mundo Cao

      fevereiro 13, 2014 at 10:54 am

      É Luis Andrade, essa parte foi complicada… rsss dormimos no carro na maioria das vezes em campings, uns com mais estrutura outros com menos, os postos de abastecimento na Argentina são bem estruturados, pois muita gente viaja de carro e não vou mentir não teve dia que não teve jeito… a soete que estava frio… farei um post falando dos banhos e das comidas com todos os detalhes… um grande beijo para você a acompanhe nossas aventuras!

    • Luis Andrade: Se onde tomar seus banhos/Toilete te preocupa isso é um bom sinal que esse tipo de aventura NÃO é pra voce!

      • Projeto Mundo Cao

        agosto 9, 2015 at 9:00 pm

        Oi Celio,

        Na verdade um banheiro é o que nos faz falta, mas sempre damos um jeito.

        É abrir mão de umas coisas para conseguir outras, e assim vamos. Em breve vou colocar mais informação sobre o carro porque está faltando vários detalhes.

        Abracos.

  2. Não tenho nem como dizer mais claramente.. Parabéns pelo projeto e pela iniciativa!
    Nunca vi um projeto tão bem organizado e estruturado, sendo que pelo visto no começo não tinha ajuda nenhuma, apenas o dinheiro de vocês e força de vontade. Espero que continue dando certo e com certeza estarei sempre acompanhando. Boa sorte!

    • Projeto Mundo Cao

      agosto 6, 2014 at 2:20 pm

      Olha Violeta, muito obrigada ! Isso mesmo,corremos atrás e vamos fazendo conforme dá… mas ficamos muito mais empolgados quando as pessoas nos dão mais força e coragem para seguirmos em frente. Grande beijo para vc viu

  3. Vocês estão realizando o sonho de vocês e de milhares de pessoas que adorariam fazer igual mas não podem, ou não tem coragem… Parabéns! Vou acompanhar cada passo desse projeto sensacional. Boa sorte!

    • Projeto Mundo Cao

      agosto 10, 2014 at 9:28 pm

      Muito obrigado Ana Lucia.

      Ficamos contentes que tenha gostado. compartilhe a ideia. Todos nós podemos fazer algo pelo próximo.

      Nos acompanhe que sempre iremos colocar informações, fotos e vídeos dos lugares visitados e das ações que faremos.

      Um grande abraço.

  4. Rafael Eustachio

    fevereiro 3, 2015 at 6:30 pm

    Caros, fantástico! Quero fazer algo parecido, mas colocando uma barraca no teto, daquelas que armam e viram uma cabana.
    Não tenho a grana para comprar um Land Rover, o que seria o ideal acho eu. Estou pensando em fazer com uma Mitsubish Pajero antiga. Vocês acham que ela aguentaria uma tocada longa nas condições que vocês passaram?

    Obrigado
    Abraços

    • Projeto Mundo Cao

      fevereiro 4, 2015 at 11:54 am

      Rafael, tudo bem? Nós viajaremos com a barraca também , ela é muito prática e simples de utilizar… quanto ao carro se ele estiver em boas condições aguenta sim… fomos a Patagônia e vimos todos os tipos de carros por lá, inclusive carros pequenos de passeio, vai tudo da condição do carro mesmo. Nós mesmos tivemos problemas com a DEF por lá, mas tudo resolvido numa boa. Arrisque sim… vai dar tudo certo, boas aventuras para você também!
      Abraços!

  5. Hola, Mi esposa y yo estamos planeando un viaje por sur america, casualmente en un Land rover defender igual al de ustedes, queria preguntarles si tienen fotos actualizadas detalladas de las modificaciones que le hicieron, sobre todo internas, me interesa mucho aprender de sus ideas de moviliario, muchas gracias y bendisiones en su viaje.

  6. Emilio Calienes

    março 23, 2015 at 4:19 am

    Felicitaciones por este esfuerzo y dedicación se que cada día del viaje será una aventura nueva y por eso vale la pena.
    Yo tengo una defe90 aquí en Perú y un proyecto con una 110 para viajar por sud america en un futuro espero que su paso por mi país sea bueno y seguro

    • Projeto Mundo Cao

      março 28, 2015 at 4:36 am

      Hola Emilio, como estás?

      Hoy estamos em Paracas y mañana estaremos subiendo a Lima para um taller de Land Rover em San Luis. Podemos nos ver allá si quieres, así podrá ver nuestra 110.

      Gracias por el mensage y suerte!!! cuidate!!!

  7. Daniel F.O. Santos

    agosto 9, 2015 at 11:29 am

    Meus parabéns pela iniciativa , temos que chamar a atenção para os bichinhos fiéis parceiros de toda vida ,temos muito a aprender com eles que não se importam com religião,condição financeira nem cor nem raça estão sempre prontos para dar alegria e afeto sem troca. Boa viagem e que Deus acompanhe vocês.

    • Projeto Mundo Cao

      agosto 12, 2015 at 9:15 pm

      Acertou em cheio Daniel,

      São fiéis e esperam apenas carinho e um pouco de comida… Temos muito que aprender com eles ainda.

      Abração

  8. Plínio A. Ramalho

    agosto 9, 2015 at 11:51 am

    Olá, primeiramente Deus os acompanhe em sua maravilhosa e enriquecedora viagem pelo mundo a fora. Gostaria também de parabeniza-los pela iniciativa, pois só pessoas com uma utopia muito grande consegue fazer isso, pois é a contra-mão do mundo que hoje nós vivemos. Tenho algumas perguntas, lógico:
    1 – Vocês tem filhos?
    2- Nesse projeto, como que vocês mantém esse projeto todo funcionando?
    3- Após o término e o regresso dessa longa jornada, o que vocês pretendem fazer para viver, recomeçar tudo de novo? (Essa também é minha grande dúvida e vontade de fazer).
    4- Sei que todo projeto tem imprevistos, mais vocês ao longo dessa jornada, tem saudades de casa, dos amigos e da família. Está sendo como vocês esperavam abranger e mostrar para o mundo essa nova ideia?
    5- Gostaria de manter contato, e vou acompanha-los nessa grande jornada.
    Também, sou louco para fazer uma utopia dessas. Obrigado, felicidades, que Deus os acompanhe nessa viagem e que ele faça tudo para que não haja nenhuma coisa que venham atrapalhar vocês. boa sorte.

    Amazônia Brasileira (Rondônia, Vale do Anari). Selva!

    • Projeto Mundo Cao

      agosto 12, 2015 at 9:23 pm

      Obrigado pelas boas energias Plínio,

      Respondendo suas perguntas, não temos filhos por opção, Mantemos nossa viagem com recursos próprios já que nosso projeto é bem singelo, após o retorno pretendemos rodar o Brasil com alguma campanha de castração e divulgar tudo o que vimos no caminho, mas nào temos idéia ainda de como fazer ou se vamos fazer, se precisar recomeçar tudo de novo iremos fazer porque esse é o principal entrave para as pessoas realizarem seus sonhos, tem medo de recomeçar.

      So be sua 4 pergunta, temos saudades sim de todos mas também temos uma família a cada lugar que paramos. Nossa família hoje são todas as pessoas que de alguma forma entram em nossa vida e as escolhemos para fazer parte dela. Isso cresce a cada dia.

      Pode manter contato sempre que quiser e estaremos aqui para conversar e te ajudar em algo se precisar.

      E outra coisa, nada é utopia se acreditamos e colocamos nosso coração nisso. Se você tem alguma utopia, sonho, vontade, etc…. REALIZE! seja feliz!!

      Grande abraço!

  9. Hemerson Y Nishimura

    agosto 9, 2015 at 2:58 pm

    Publiquem um livro com todos os detalhes da viagem, sua preparação e a conclusão após a viagem. Abraços

    • Projeto Mundo Cao

      agosto 9, 2015 at 9:01 pm

      Oi Hemerson,

      Vamos fazer isso sim, mesmo que seja apenas um exemplar pra gente ter como recordação.

      Grande abraço.

  10. un Abrazo grande hermano!!
    Adelante con tu expedición los limites no se encuentran al final de la vista en el horizonte!!!
    mi familia y yo los queremos mucho!!!

    • Projeto Mundo Cao

      outubro 13, 2015 at 3:17 pm

      Papáaaaaa!!!!! jajajaja

      Como estás hermanito? Ya les extrañamos y no tenemos como no recordar de los días que passamos juntos todos en família.

      Pronto regressamos y nos veremos.

      Besos a mamita, y los chinitos…

  11. Saludos amigos les cuento que llegue bien a Venezuela, espero les haya llegado bien su carro a Panamá , éxitos en su viaje

  12. Parabéns pelo projecto! Está 5 estrelas.

    Eu também tenho um Defender, neste caso 110 de 3 lugares, e gostaria de fazer um gavetão igual ao vosso.
    Será que me podem enviar o projecto e as especificações?

    Obrigado!

  13. Parabéns eu vi vocês em flores e depois indo para a fronteira de Belize com o México.

    • Projeto Mundo Cao

      fevereiro 27, 2016 at 6:39 pm

      Tudo bem Luiz,

      Que legal que nos viu… estamos subindo e neste momento em Playa del Carmen.

      Um grande abraço.

  14. OLá jovens, curto muito esse tipo de vida que muitos de voces levam, gostaria de saber qual o ano do jipão, tenho uma pic-up Willys f 75 show de bola, de pouco-em-pouco to preparando ela pra dar uma volta pela América do Sul, se Deus quiser.

    • Projeto Mundo Cao

      agosto 10, 2016 at 4:46 pm

      Oi Antonio, tudo bem!

      A Defender foi fabricada em 2000 e com certeza seu Willys bem revisado pode ir a qualquer parte do mundo!

      Enjoy the life!!!

      Abração!

  15. Olha… incrível viajar neste carro, super confortável e sem contar a hospitalidade, né Sergito e Eleni? Amei e logo logo estarei com vcs novamente :)

  16. Best interior outfitting that I’ve seen based on the compromises you have to make (allow for interior sleeping when needed). Carpentry work is excellent and love the cabinet with fold down table.
    Very well done

  17. Buenas, que baita texto, show. O carro tá ficando cada dia mais bonito. A forma que descreveram tudo me ajudou muito a entender e viajar nas idéias, kkkkkk.
    Vcs são mucho logos, abraço.

    • Projeto Mundo Cao

      abril 21, 2017 at 3:33 am

      Faaala meu velho!!! tudo bem por ai!!!

      Legal que gostou. Na verdade fizemos algumas modificações pra ficar com mais espaço interno e ainda hoje estamos nos desfazendo de coisas que não usamos muito.

      Pra ter uma idéia o carro está quase vazio dentro! Quase alcançando o objetivo.

      Viajar com pouco é melhor.

      Um abração meu amigo!! Se cuida!

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