NICARÁGUA

Saindo da Costa Rica e entrando na  Nicarágua começamos encontrar as tão mal faladas alfandegas da América Central, muitos papéis, cópias, seguros, taxas para tudo, enfim…paciência e jogo cintura para fugir dos locais que querem “ajudar” e ganhar o seu. Desenvolvemos uma técnica que funcionou e descobrimos que passar fronteira aos domingos facilita um pouco as coisas. A vista dos vulcões Concepcion e Maderas na Isla Ometepe assim que entramos na Nicarágua já indicava que seria um pais muito interessante, terra de lagos e vulcões, ativos em sua maioria, nos sentimos num caldeirão borbulhante, passamos um pouco rápido, mas o suficiente para conhecer lugares bem legais e viver experiências inesquecíveis.

ometepe Isla de Ometepe, Nicaragua

Na primeira noite dormimos na passagem para a “Isla Ometepe”, na dúvida se passaríamos no ferry do outro dia não, os vulcões estavam comprometidos e muitos lugares da ilha estavam inacessíveis, decidimos que não valeria o investimento, já que não é muito barata essa travessia, fomos conhecer outras partes do país, mas valeu a noite por ali porque fizemos grandes amigos!

20111231_18052220111231_18060220111231_18132320111231_18100320111231_18121520111231_18133620111231_181406

Nossa primeira parada foi em Granada, um dia por ali foi suficiente para conhecer as dezenas de igrejas cheias de história, comer comida típica sentados na pracinha  e ver o vai e vem das pessoas. O lugar é  bem  simpático, porém, mais simpáticos ainda foram os bombeiros que nos deixaram dormir no batalhão, que tambem servia de estacionamento,  um lugar em condições um pouco precárias… que nunca pegue fogo em nada por ali, porque a coisa era feia.

DCIM103GOPRODCIM103GOPRODCIM103GOPRODCIM103GOPRODCIM103GOPRODCIM103GOPRODCIM103GOPRODCIM103GOPRODCIM103GOPROIMG_0112IMG_0101

IMG_0099IMG_0097IMG_0077IMG_0073 Seguimos para conhecer a Laguna de Apoio, chegamos muito cedo e o tempo estava bem fechado, resolvemos esperar. Os “clientes ” foram chegando e nos divertimos com eles um tempão, na Nicarágua existem muitos cães nas ruas, a vida  rural e simples tem relação direta ao abandono dos animais e isso é uma questão muito complicada, as pessoas tão pouco tem para si, julgar não seria correto da nossa parte. Nem notamos que o sol foi aparecendo e transformando a lagoa num lindo azul,  nem parecia o mesmo lugar, quem dera se todas as coisas fossem assim, que se transformam aos poucos para o bem, deixando tudo maravilhoso sem se notar.

DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO DCIM103GOPRO Nem imaginávamos que nossa maior experiência estava para acontecer quando saimos da lagoa e fomos em direção  ao “Parque Nacional Volcan Masaya”. O “Vulcão Masaya” é um dos vulcões mais ativos da Nicarágua, quando fomos subindo a estrada rodeada por um caminho de lava já começamos a sentir o poder e a força da natureza que cerca aquele lugar.

IMG_0203 IMG_0210 IMG_0211

Somente quando chega-se na boca do vulcão dá para ter a real dimensão da cratera, sem contar que abaixo de tudo aquilo,  no seu intra-crater a lava borbulha insanamente, emitindo gases extremamente tóxicos e com alta periculosidade sismica vulcânica, por isso a permanência  no local se limita a alguns minutos e uma parte do parque estava fechada. Quando o vulcão está calmo, existe um passeio noturno, os seguranças do parque chegam com os turistas no outro lado da boca para ver a lava borbulhante num espetáculo surreal   e mesmo se não existe condições para o turismo esses funcionários vão de tempo em tempo checar as condições do vulcão.

DCIM103GOPRODCIM103GOPROIMG_0147IMG_0171IMG_0135IMG_0157IMG_0166

Fizemos amizade com uma segurança que disse que na próxima noite seria seu turno de checagem e que se estivessemos por ali nos levaria, passamos a noite acampados no centro de visitantes numa noite mágica onde o silêncio absurdo se misturava com um som inexplicável do vulcão em atividade e a extrema tranquilidade era confundida com pequenos temblores de terra. Despertamos com o dia clareando, fora os funcionários que faziam a segurança só havíamos nós e como sempre um amiguinho cachorro, ele ficou todo feliz quando nos aproximamos e oferecemos comida, aos poucos foram chegando outros turistas e ele ganhava carinho de todo mundo.

IMG_0219IMG_0231IMG_0277IMG_0282IMG_0244IMG_0287

IMG_0188DCIM103GOPRODCIM103GOPRO

No outro dia estávamos muito animados, mal podíamos esperar a noite chegar, encontrar nossa amiga e ver o espetáculo noturno do vulcão, o lugar estava lotado de turistas, vários ônibus e carros, estávamos num papo bom com pessoal quando uma segurança chegou e disse que teriamos que ir embora porque o vulcão estava em ativida máxima, com risco de explosão e que todos tinham que deixar o parque imediatamente…preciso dizer a cena que vimos em seguida? O povo desesperado saindo correndo, entrando nos carros, ônibus passando a mil e  nós ainda tínhamos que fechar a barraca de teto, guardar nossas coisas e arrumar nossas muambas que estávamos vendendo,  esse vulcão danado não podia esperar um pouquinho, perdemos a venda, não vimos  a lava , sem contar que mal sabíamos que dormimos a noite anterior em cima da tampa da  panela de pressão.

Fomos seguindo ao norte e o que mais observávamos eram os vulcões todos em atividade, de longe notamos  o gigante “Mamotambo” fumaçando muito e por todos os lados, e quando chegamos mais próximo tivemos que pegar um desvio porque a estrada estava interrompida, tudo fervia abaixo de nós.

Seguimos em direcão a Léon, uma cidade bem bonita, almoçamos por ali mas resolvemos nos despedir de Nicarágua  na praia, escolhemos “Las Peñitas” e acampamos num lugar muito tranquilo, ali nos preparamos para seguir no outro dia em direção à Honduras, nosso décimo país.

IMG_0325 IMG_0326 IMG_0333 IMG_0334 IMG_0337 IMG_0341 IMG_0345 IMG_0346 IMG_0364 IMG_0367 IMG_0373 IMG_0394 IMG_0401