GATO CURUCHET – VALLE DE LOBOS

Chegando ao Ushuaia tínhamos um ponto de interesse certo!  Queríamos muito conhecer o Gato Curuchet e sua escola de cachorros puxadores de trenó, o Valle de Lobos. Nossa opinião a respeito era meio controversa.  Então gostaríamos de estar lá, sentir e ver com os próprios olhos, sem julgamentos antecipados. Chegamos sem saber o que íamos encontrar.

20140113_100026

A recepção não podia ter sido melhor. Fomos recebidos por uma cara de sorriso fácil, simpaticíssimo  e praticamente junto com a gente encostou um micro ônibus para uma palestra e uma apresentação de vídeo. Fomos convidados a participar.

20140113_110123img_1504366_57634301_0

De onde estávamos, víamos dois rapazes que andavam pelo terreno entrando e saindo de um galpão. Ouvíamos latidos e percebemos que ele estavam alimentando os cães. Aos poucos traziam alguns cães para fora, outros estavam soltos pelo terreno. A palestra foi muito bacana, tirou muitas dúvidas que tinhamos a respeito do seu trabalho e o vídeo além de muito bonito era muito interessante.

Depois da palestra ele pediu que ficássemos e batemos um papo muito legal.

Falamos do preconceito que ele sofre, da hipocrisia das pessoas que julgam seu trabalho, dos cachorros abandonados pelas ruas, dos cuidados que ele tem com seus animais, os cuidados com aqueles que já não estão na ativa, que nascem e morrem ali. Foi uma conversa tão franca, que confesso que muitas coisas que defendíamos quando entramos ali, se tornaram duvidosas. Entendemos seu trabalho. Ele cria atletas, como cavalos de corrida. É um homem do campo e cria seus animais como homem do campo e temos que respeitar sua cultura.

0bb901bea1379209d8b65cd873470002

Quando respeitarmos de verdade os animais, deixarmos de comer carne como loucos, deixarmos de pagar R$ 3.000,00 num cachorro com tantos morrendo de fome, deixarmos de tratar os animais como bens descartáveis, ai talvez poderemos apontar o dedo e dizer o que está certo ou que está errado, como disse ele: Um bife a milanesa não nasce no pasto.

Entendemos… não concordamos, mas respeitamos!

Ele nos presenteou com bottons  e cd , nos convidou para voltarmos no inverno e  mostrou até onde a neve chega na época que suas atividades ficam em alta. O lugar é muito bonito e realmente, no inverno deve ser espetacular.

20140113_114619

Vimos que na região tem outros lugares que criam cães e exploram essa atividade,  porém achamos melhor não conhecer. Ficam ali expostos para fotos em suas casinhas feitas de barril, sabe aquela história: O que os olhos não veem, o coração não sente, então…

IMG_0240

O Gato é pioneiro e acho que respeita um pouco mais essa atividade, tem uma história, viveu no Alasca. Foi aprender, estudar e trabalhar por lá, onde essa atividade e muto comum. Não é um aventureiro. Acho que isso conta, porém, não voltaremos no inverno.

7541055



COMPARTILHE NOSSA PÁGINA

6 Comentários

  1. Olá! Estarei indo para Ushuaia em Abril/14 e estava pensando em conhecer o Gato e seus cães. Vocês acharam que ele não trata bem seus e animais e não devemos incentivar este negócio?

    • Projeto Mundo Cao

      março 14, 2014 at 11:38 pm

      Olá amiga , tudo bem? Achamos o Gato uma pessoa excelente! simpático demais , nos tratou com muito carinho… mas não nos deu oportunidade de conhecermos os cães e como vivem…chegamos sem avisar! A atividade dele em si não nos agrada muito, pois ganhar dinheiro as custas de animais não é uma prática que achamos legal… para nós é como a criação e venda de animais sem critérios que vivemos hoje em dia… esse comércio em que só um lado sai ganhando não pode ser bacana. Vá conhecer sim, tire suas conclusões, afinal é a cultura deles. Ele me pareceu ser o mais sério, lá tem muitos outros que fazem a mesma coisa. Depois você nos conta o que achou? O lugar é lindo e tenho certeza que será um passeio inesquicível. Beijos para você.

  2. Nós fomos visitar o Valle de Lobos dia 16/01/2014, quando estávamos saindo de Ushuaia. Não conseguimos ver os cachorros, falaram que estavam em reformas. Só ouvimos os uivos. Ficamos chateados, chegar tão longe e não poder vê-los. Fomos no Centro Invernal Las Cotorras, lá sim pude ter o contato que eu queria. São 106 cachorros, todos muito amistosos. Todos pedindo por um carinho. Entramos na área onde estavam e logo fomos saudados com muitos uivos. Emocionante.

    • Projeto Mundo Cao

      março 30, 2014 at 10:28 am

      Manira, bom dia ! Acho que tivemos a mesma opinião em relação ao Gato… é tão difícil expressar o sentimento ao ve-los ali presos, “trabalhando”, mas por outro lado vemos tantos abandonados pelas ruas. Se forem bem tratados , pelo menos ameniza, mas essa cultura não é nossa , não adianta, por mais beleza que se tem numa foto de um lindo cachorro puxando seu trenó de neve, não conseguimos ver isso sem que haja o sofrimento desse animais e o lucro fácil daqueles que estão por trás… Beijo amiga e que Deus olhe por todos esses amiguinhos de quatro patas.

  3. Olá, estive no local este ano. Vi o canil e fiquei bem chateada. Tirei várias fotos. Estava sujo, os cães pisando no coco e na urina. Alguns presos em correntes, girando como malucos em volta de uma estaca de madeira. As casinhas todas furadas, quebradas. Eles choravam muito, pois como é verão não tem atividade. Uma tristeza. Podem justificar, mas para mim na justifica uma vida tão triste.

  4. Oi gente, amei o site parabéns pelo trabalho de vocês. beijos Cris :*

Os comentários estão fechados.

Translate »