A FRONTEIRA ENGASGADA

Tínhamos a fronteira Chile-Bolívia engasgada, na última vez que estivemos em San Pedro de Atacama, estávamos com um 4×4 alugado e não conseguimos passar para ver as lindas Lagunas Verde e Colorada. Desta vez, tudo OK!

20150226_161238-2

Tanto nas aduanas, como pelo guias locais, fomos bem tratados, tínhamos informações que seriam grossos, que os guias não gostam de viajantes intrometidos como nós,  que aparecem com seus próprios carros e na maioria das vezes ficam os seguindo para os melhores pontos para fotos.  No nosso caso foi bem legal, eles tiravam fotos do nosso carro, vinham perguntar para onde íamos, sobre a mecânica do carro.  Durante grande parte do percurso na Reserva Nacional Andina Eduardo Avaroa, os acompanhamos, com autorização deles é claro, pois o mapa que nos entregaram na entrada do parque não servia praticamente para nada.

IMG_9088-2

IMG_9089-2

As Lagunas Blanca e Verde são inacreditáveis, ver os flamingos de pertinho, com aquele cenário ao fundo, parecendo uma pintura, não tem preço. Essas lagunas eram pontos que gostaríamos muito de ver, mas estava um vento tão gelado que nem deu para ficar contemplando por muito tempo.

IMG_9057-2IMG_9025-220150226_121053-220150226_115210-2IMG_9156IMG_9055-2

Passamos pelo maravilhoso Deserto de Dalí, as  montanhas a sua  volta com todas as cores imagináveis, pareciam pintadas a mão.  Nunca, nenhuma foto vai conseguir mostrar o que realmente é aquele deserto, o que são aquelas paisagens, são tantas coisas diferentes para cada lado que se olha e todas se completam.

IMG_9107-2IMG_9093-2IMG_9253-2

IMG_9295IMG_9245-2

Chegamos as Águas Termales, um oásis no meio daquela imensidão de tanta beleza. O caminho todo que não é fácil e muito longo, reserva surpresas, mas realmente não é um destino para qualquer viajante, as estradas não existem e o carro sofre…

20150226_141800-220150226_135316-2IMG_9241-2IMG_930620150227_094504-2

A chegada na Laguna Colorada foi o momento mais mágico de todo caminho, águas coloridas, em vários tons, muitos flamingos, uma pintura… um lugar único, sensacional… as paisagens são de perder o folego,  aliás esse que não existe, afinal no auge dos 5.050 metros, sentimos que com a natureza e altitude não se brinca.

IMG_9122-2IMG_9202-2IMG_9133-220150226_175329-2IMG_9206-2

20150226_161626-2
Dormimos no refúgio da Laguna Colorada, já chequei passando muito mal, com uma dor de cabeça insuportável. O lugar simples de tudo, somente com as camas e um banheiro, com um frio enorme do lado de fora e somente a claridade das estrelas e da lua… seria tudo lindo se minha dor de cabeça não piorasse e a falta de ar tomasse conta do meu corpo…
Uma moça extremamente gentil, que cuidava do refúgio, me trouxe um comprimido, um chá e um punhadinho de ervas. E já havia tomado um chá de coca que o Sérgio arrumou com uma garota que estava lá.
Escutava ao fundo as pessoas conversando , um cheirinho delicioso de sopa e o Sérgio teclando no ipad. Fiquei bem e peguei no sono.

IMG_9186-2IMG_9185-2

Sabe lá Deus que horas eram, quando acordei totalmente sem ar, na escuridão, sentei na cama e pensei seriamente… vou morrer aqui! O ar não vinha,  nem para chamar o Sérgio que dormia profundamente na cama ao lado. Parecia que minha pressão estava baixa, tremia sem parar e estava muito tonta…aliás mais tonta que já sou.  Lembrei das ervinhas e nem sei como achei elas dentro da minha bolsa que estava no chão.
Amassei as ervinhas e comecei cheirar aquilo, o Sérgio acordou … Sérgio estou mal… ele disse, muito? Era muito…ele foi no carro buscar algo para eu comer.
Fui tomando um pouco de água e  me acalmando, já estava me sentindo melhor.
O Sérgio deitado na cama ao lado, com o zóião arregalado, começou  a brilhar, isso mesmo brilhar… ele passava a mão no lençol, a mão dele brilhava e ficava estralando. Não era efeito do chá de coca não, ele não tinha tomado rsssssss.
Começamos ouvir as portas baterem, as pessoas que estavam nos outros quartos, correndo para o banheiro para vomitar por causa do mal de altitude.
Se não bastasse tudo isso, o Sérgio vira para mim e diz, quero fazer o número dois… sem luz, o banheiro sabe lá em qual estado, vai ele com o papel higiênico e o ipad de baixo do braço pra iluminar.
Voltou do seu cocô altiplânico e deitou na cama ao lado, eu já estava bem melhor. De repente ele ficou com o nariz entupido e não conseguia respirar direito, o menor esforço nessa altitude acaba com a pessoa… começou tudo de novo… ai foi a vez dele de cheirar a santa ervinha, até conseguirmos pegar no sono de novo.
Levantamos parecendo uns lixos humanos,  o Sérgio foi ligar o carro, já que a noite tinha sido congelante e não sabíamos qual seria a reação da Mundrunga.
A pobrezinha estava coberta por uma fina camada de gelo. Ela não nos decepcionou e na primeira virada da chave, a danada estava pronta para mais um dia de aventuras.

IMG_9182-2IMG_9197-2
Feliz da vida, Serginho subiu no carro para tirar uma foto do teto congelado. Escorregou, bateu o queixo na caixa de alumínio, desceu com a cara sangrando, olhou pra mim e disse:  Vamos?
Depois daquela noite, quebrar a cara logo cedo no carro congelado, nem fez muita diferença…

Seguem mais fotos, só para lembrar que o perrengue valeu a pena…

20150227_143415-2IMG_9271IMG_9254-2IMG_9252-2IMG_9246-2IMG_9234-2IMG_9214-220150227_121957-2



COMPARTILHE NOSSA PÁGINA

16 Comentários

  1. Nossa, que aflição ler este post. Uau, a cada palavra, só aumentava minha vontade de saber o desfecho desse dia. Vão com DEUS meus amigos, estamos torcendo por vocês. Beijos.

  2. Vizinhos! De repente me dei conta que além de estarem longe vocês estão no mundão de meu Deus!!!
    Se cuidem e estamos todos torcendo por esta aventura maravilhosa 🙂

  3. Que lindo o que vcs estão fazendo! desejo sorte, boas pessoas no caminho e coragem, mas acho q isso vcs já tem. 😉

    • Projeto Mundo Cao

      março 11, 2015 at 1:45 pm

      Oi Amanda,

      Obrigado pelo comentário. Com certeza pessoas boas existem em todos os lugares, e graças a Deus temos encontrado muitas.

      Abração.

  4. Que doideira.!!! Graças a Deus está tudo bem agora… é que fotos e lugares em… demais…
    abraços

    • Projeto Mundo Cao

      março 11, 2015 at 1:43 pm

      Valeu Fabiano, tudo bem por ai?

      sua vez agora de subir, já que o sul já conhece.

      Abração.

  5. Roberto Cardoso

    março 11, 2015 at 2:40 pm

    Show de relato… sentindo a emoção na pele aqui na telinha…
    Já descobrimos o motivo da vibração da defender… foi a queixada do Sergio… hehehehe

    Fotos sensacionais… já tenho vontade de conhecer a Bolívia… agora com essas fotos… aumentou ainda mais!!!!

    Abraços e boa continuação nessa linda jornada!

    • Projeto Mundo Cao

      março 12, 2015 at 1:08 am

      Faaala Betão…

      Deve ter sido isso mesmo a causa da vibração kkkkk, deu uma baita queixada na caixa de alumínio quando fui subir pra tirar a foto do gelo na barraca!
      A gente vem junto pra Bolívia… Vai programando ai.

      Se cuidem. Saudades!!!

  6. A gente pensa que tudo são flores e esse relato me deixou tensa de imaginar vcs aí, longe de tudo e todos que amam , passando esse desconforto e ainda assim, conseguindo ser engraçadaos.
    Meu desejo hoje pra vcs é : que a temperatura fique melhor, que não sintam medo, frio nem fome e se puder, recebam o calorzinho do abraço que quero dar em vcs.
    Vocês só estão longe mas jamais sós e não, nenhum lugar é longe demais que não se possa voltar e siiiim, estamos com bastante saudade ♡

    • Projeto Mundo Cao

      março 12, 2015 at 1:10 am

      Oi Marcinha, tudo bem?

      Muito obrigado por comentar o post. Realmente não é tão fácil como parece e a troca de vida sempre cobra um preço, mas estamos ai firmes e seguindo em frente. Ontem foi tenso o dia e vamos relatar mais adiante, mas com certeza receber este carinho de vocês é fundamental.

      Beijos e se cuida!

  7. O esforço do Sergio fazendo o número 2 foi demais para essa altitude…kkk
    No Equador também tem vários lugares acima dos 2500 metros, então se preparem, chá de coca na bolsa e muita calma.
    Abs,
    Dan

  8. “Sabe lá Deus que horas eram, quando acordei totalmente sem ar, na escuridão, sentei na cama e pensei seriamente… vou morrer aqui!”

    Tambem passei EXATAMENTE pela mesma situação. Estive ai em 2012 e sofri muito com o mal da altitude :(. Acordei as 19:00 e disse “Pqp! Ainda são 7 horaaas?”. A primeira noite no altiplano é muito tensa mesmo.

    Estou aqui me munindo de informações. Eu e a Jennifer queremos passar por ai de Land. Se nao for em Novembro será em outra oportunidade. Nao imaginam o quanto fiquei feliz em saber que a Land de vc´s pegou na primeira depois da noite gelaaaada! Auhahuhua

    Os relatos de vc´s estão INCRIVEIS.

    Bjos e Abs amigos :*

    • Projeto Mundo Cao

      setembro 10, 2015 at 2:49 pm

      Fala Thiagão!!!!!!… você tá bem velho??? E a Jennifer?

      Legal que gostou meu amigo…realmente ela pegou na primeira, mas isso porque estava em pleno verão, se fosse no inverno esquece… kkk

      Vou te contar uma coisa, lá você só vai ver Land Cruiser a gasolina e tudo V6 e V8… como nas fotos que colocamos. Conversando com os guias os caras me contaram o seguinte: no inverno eles acordam as 4:00am pra ligar os carros e vão até os Geisers de la Mañana, que ficam relativamente perto para poder “esquentar os carros” durante algumas horas antes dos turistas acordarem e poderem entrar nos carros. Frio de uns -25 pelo menos.

      Dá pra encarar? hummmm.. sei não kkkk

      Se cuida meu velho. Nos veremos em breve!!

      • Estou bem, Jenni tambem 😀
        Caracaaaa! -25 é cruel demais!
        Logo vou te mandar um e-mail ai, eu e Jenni estamos escrevendo.
        Abraçoooo

  9. Projeto Mundo Cao

    março 17, 2015 at 1:26 am

    Obrigado pessoal.

Os comentários estão fechados.

Translate »